segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pesquisa: brasileiro = menos salário, mais impostos

-
Brasileiro que ganha menos tem que pagar mais impostos para a União

Quem ganha até dois salários mínimos tem que trabalhar 197 dias, quase a metade de um ano, para pagar impostos para o governo. Já quem ganha mais de 30 salários mínimos, equivalente a mais de R$ 10 mil, compromete apenas 106 dias do ano. O número é pouco mais da metade do que é dedicado pela população de baixa renda.


Os dados são da pesquisa "Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil” e reforça a forte marca das desigualdades existentes entre ricos e pobres no país.

O documento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Receita Federal. Segundo o presidente do Instituto, o professor Marcio Pochmann, os trabalhadores tem uma carga tributária 78% maior do que a dos patrões. De forma contraditória, quem tem menos dinheiro paga mais imposto aos cofres da União.

A maior parcela dos gastos da população de baixa renda é com itens básicos como alimentação, habitação e transporte. No entanto, a maior parte do dinheiro arrecadado com os impostos não é gasto com esses itens. A maior verba é destinada pela União aos setores da previdência social, educação e saúde e com o pagamento de juros.

A pesquisa não tem como prever a quantia da arrecadação desviada em esquemas de corrupção.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.
01/07/09

Fonte Rádio Agencia NP
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário