segunda-feira, 6 de julho de 2009

Revolução em leitura para deficientes visuais

-
Da escrita à fala, software especial para deficientes visuais. Gratuito.

Deficientes visuais ganham benefício

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibilizou em seu endereço eletrônico a tecnologia Mecdaisy – um conjunto de programas que transforma textos escritos em texto digital falado. Com este programa, as pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual poderão ter mais facilidade para realizar leituras e se localizarem no texto. Para baixar o arquivo, basta acessar o site do Ministério (www.mec.gov.br). A distribuição é feita de forma gratuita.

A tecnologia segue o padrão internacional Daisy (sigla em inglês de Sistema Digital de Acesso à Informação), e possui um sintetizador de voz para narração e instruções de uso feitas em português brasileiro. Além disso, qualquer pessoa poderá produzir livros digitais falados. O programa promete fazer com que a leitura dos deficientes visuais seja feita de maneira mais autônoma, sem necessidade de ajuda de outra pessoa.


O Ministério promete que qualquer texto poderá ser lido com a tecnologia. O programa também descreve as figuras, gráficos e imagens presentes no documento a ser lido. O leitor também poderá inserir anotações e marcações no decorrer do texto. A clássica maneira de leitura, feita em braille, é uma opção disponível para impressão.

Para consolidar a ferramenta, que foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foram investidos R$ 680 mil reais. Mais de 50 centros de produção do livro receberão R$ 180 mil cada para criar acervos digitais acessíveis. Os próximos editais dos programas de livros já terão o formato digital contemplado.

De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.

25/06/09

Fonte: Radio Agencia NP

Fonte da Imagem


Nova tecnologia torna livros acessíveis a alunos cegos

Acesse aqui o instalador do MEC/DAISY
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário