quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Unesco quer reduzir estereótipo de gênero nos media do Magreb

-
Unesco quer reduzir estereótipo de gênero nos media do Magreb

02/02/2010

De acordo com o Centro de Formação e Pesquisa para as Mulheres Árabes cerca de 78% de todas as imagens de mulheres transmitidas pelos meios de comunicação da região não reflectem as suas realidades de forma adequada.

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Jornalistas da região do Magreb, no norte de África, vão participar a partir desta terça-feira numa série de seminários organizados pelo escritório da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, em Rabat, no Marrocos.

O objectivo é melhorar a capacidade de produção de programas audio-visuais mais sensíveis a questões de género e livre de estereótipos.

Material de Referência

Uma nota da agência da ONU indica que a primeira acção de formação destina-se a produtores de televisão da Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia.

Uma publicação intitulada "Mulher e a Televisão no Magreb" irá servir como material de referência para o curso.

De acordo com o Centro de Formação e Pesquisa para as Mulheres Árabes cerca de 78% de todas as imagens de mulheres transmitidas pelos media da região não reflectem as suas realidades de forma adequada.

Outros especialistas indicam que as mulheres são entrevistadas com menos frequência e que os seus pontos de vista são raramente incluidos em documentários.

Os seminários da Unesco, que irão decorrer nos próximos dois anos, destinam-se a profissionais e executivos da televisão pública, rádio e imprensa escrita.

Fonte Rádio ONU


2 comentários: