quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mulheres: espaço e cargos estratégicos na polícia


Mulheres ganham espaço e cargos estratégicos no escalão da polícia / Martha Rocha assumiu chefia da Polícia Civil do Rio nesta semana.

G1 colheu exemplos de mulheres em posição de chefia em outros 4 estados.
/ / Thamine Leta, Alex Araújo, Flávia Cristini, Bibiana Dionísio e Tahiane Stochero Do G1 RJ, G1 MG, G1 PR e em São Paulo / / 17/02/2011 07h00 - Atualizado em 17/02/2011 15h58


Martha Rocha é a primeira chefe de polícia do Rio (Foto: Aluízio Freire/ G1)

Martha Rocha é a primeira chefe de polícia do Rio
(Foto: Aluízio Freire/ G1)

O Rio de Janeiro nomeou nesta semana uma mulher para chefiar a Polícia Civil. Uma mulher vai chefiar também as Unidades de Polícia Pacificadora. E o caso delas não é único nas polícias brasileiras. O G1 colheu exemplos em outros quatro estados.

Martha Rocha assumiu a chefia da Polícia Civil do Rio no lugar de Allan Turnowski, que deixou o cargo após uma operação que investiga denúncias de corrupção na instituição.

Martha é a primeira mulher a ocupar o cargo no Rio. Segundo a Polícia Civil, além de Martha, mais de 35 mulheres assumem o controle de delegacias do estado. Na Polícia Militar, três mulheres comandam batalhões. Além disso, todas as UPPs serão coordenadas por uma figura feminina.

“Acho que é uma mudança mesmo de paradigma. Acho que talvez há cinco anos você não pensasse em ter uma mulher presidente, talvez há cinco anos você não pensasse em ter uma mulher chefe de polícia. Daqui a pouco vai deixar de causar espanto, vai deixar de ser diferente. Quando esse dia chegar vai ser muito bom. Acho que ao longo de nossa carreira estamos nos preparando e nos qualificando para essa situação”, afirmou Martha.

A delegada entrou na Polícia Civil em 1983 e começou sua carreira policial como única mulher no plantão da 14ª DP (Leblon). Ela foi titular ainda de outras cinco delegacias, inaugurou a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, na Zona Oeste, e também esteve à frente da DEAM, no Centro da cidade. Em 1999, Martha ocupou o cargo de subchefe de polícia e atuou como corregedora de polícia.

Martha tem 51 anos, não é casada e não tem filhos. “Não estou nesse cargo porque sou mulher. Ser a primeira mulher aumenta a minha responsabilidade. A Polícia Civil e os meus policiais me recebem muito bem. Não há a menor perspectiva de ter qualquer tipo de resistência”, disse.

Priscilla assumiu recentemente o comando das UPPs (Foto: Analder Lopes / Ascom Seseg)

Priscilla assumiu recentemente o comando das UPPs
(Foto: Analder Lopes / Ascom Seseg)


UPPs do Rio


As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio também serão comandadas por uma mulher. A major Pricilla de Oliveira Azevedo vai assumir a coordenadoria-geral de todas as UPPs do Rio. Priscilla, de 33 anos, está na polícia desde os 20 e afirmou que nunca teve problemas por ser mulher.

“Eu nunca tive um único problema por ser mulher. Nem por parte do policial, do morador ou do criminoso. Tudo é uma questão de postura. Se você tem postura, nunca vai colocar sua competência em dúvida", acredita.

Priscilla é a policial mais antiga do projeto das unidades pacificadoras e é responsável pelo comando da unidade do Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Prisicila ficará responsável por normatizar e padronizar as ações das UPPs em todas as 14 unidades já instaladas e nas próximas a serem inauguradas.

“No início da minha carreira eu fui comandada por uma mulher. Ela foi meu espelho, minha referência. Mas sei que a sociedade ainda está caminhando para a igualdade, e eu me sinto com muita responsabilidade”, disse.

Chefe de Polícia Civil de Sergipe (Foto: Polícia Civil de Sergipe/Divulgação)

Chefe de Polícia Civil de Sergipe Katarina Feitosa
Lima Santana
(Foto: Marcelle Cristinne/Agência Sergipe de Notícias / Divulgação)

Sergipe


O Estado de Sergipe também tem desde terça uma mulher no comando de Polícia Civil. Katarina Feitosa Lima Santana, de 37 anos, é delegada há 10 anos e chefiou toda a segurança da capital, Aracaju.

“Eu vejo com naturalidade uma mulher assumir postos-chave e de comando no Brasil. Não é uma questão de competição com os homens, mas de mostrar a nossa capacidade. Temos condição de mandar e de mostrar bons resultados, sim”, diz Katarina, que é casada e tem um filho de 10 anos de idade.

A delegada diz que nunca sofreu preconceito ou foi desrespeitada por subordinados homens. “Acho que para os homens passa a ser algo natural ser comandado por uma mulher. Eles cresceram sendo educados pela mãe, depois têm de respeitar a namorada, a mulher. Nunca houve resistência ao meu comando por ser mulher, muito pelo contrário”, afirma a delegada.

Por ter sido corregedora da Polícia Civil sergipana, Katarina diz que “conhece bem as mazelas da polícia. “Sei bem os problemas que tenho que atacar e que rumo dar à polícia. Vou trabalhar para diminuir ainda mais os índices criminais e conto com o apoio de todos os meus subordinados”, diz.

Coronel Fátima Ramos Dutra de Sorocaba (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Coronel Fátima Ramos Dutra, de Sorocaba

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

São Paulo

O comando da segurança de 79 cidades na região de Sorocaba, no interior de São Paulo, também está nas mãos de uma mulher. A coronel Fátima Ramos Dutra, de 46 anos, chefia 5 mil homens. “A cada dia as mulheres estão sendo mais reconhecidas por seu potencial de liderança. Deixamos de ser apenas responsáveis por posições de apoio, para galgar postos importantes”, diz a coronel.

Para Fátima, que não é casada e nem tem filhos, “as mulheres têm condições de percepção diferentes das dos homens”. “Temos um olhar diferente sobre os fatos, somos mais emotivas e procuramos entender o outro. Acho que pelas próprias características naturais da mulher, temos uma tendência de ouvir mais e refletir antes de tomar uma decisão”, explica a oficial.

Na PM há 61 coronéis e apenas três mulheres. Fátima é uma delas, mas a única que integra o Alto Comando da corporação - um grupo seleto de 26 pessoas que decide os rumos da segurança pública do estado.

“Sou exigente com homens e mulheres da mesma forma. Temos princípios institucionais e legais que devem ser cumpridos. Não tolero nada errado”, afirma a coronel. Ela ingressou na PM paulista como soldado junto com a irmã, que hoje é sargento e trabalha na capital.

Subchefe do Estado Maior de Minas Gerais, coronel Luciene Magalhães de Albuquerque (Foto: Divulgação/Assessoria de comunicação da PMMG)

Subchefe do Estado Maior de Minas Gerais, coronel

Luciene Magalhães de Albuquerque (Foto: Divulgação
/Assessoria de comunicação da PMMG)

Minas Gerais


A subchefe do Estado Maior de Minas Gerais, coronel Luciene Magalhães de Albuquerque, de 48 anos, se dedica há três décadas à Polícia Militar (PM). Em 1981, quando entrou na corporação, fazia parte de uma minoria. Dois anos mais tarde, foi aprovada no concurso para oficial, juntamente com outras quatro mulheres. “Nesta época, era novidade para a instituição, que era 100% masculina”, destacou Luciene.

A coronel afirmou ainda que a entrada das militares humanizou a corporação por causa da habilidade de relacionamento. “A humanização é mais necessária do que a força física, que é adquirida com o tempo”, justificou.

De acordo com Luciene, em 1992, ela comandou uma tropa de 275 homens. Em 2004, comandou o 34º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Neste, entre homens e mulheres, Luciene chefiou 800 pessoas. Precursora naquilo que faz, Luciene foi a primeira mulher a conquistar a patente máxima de coronel em Minas Gerais, seguindo carreira na PM.

A Delegacia de Homicídios de Curitiba será chefiada por Maritza Maíra Haisi (Foto: Arquivo pessoal)

A Delegacia de Homicídios de Curitiba será chefiada

por Maritza Maíra Haisi (Foto: Arquivo pessoal)

Paraná


A Delegacia de Homicídios de Curitiba será chefiada, este ano, por Maritza Maíra Haisi. Ela exerce a profissão há 17 anos e já atuou em várias cidades do Paraná. Antes de assumir como delegada titular a Delegacia de Homicídios da capital, ela era delegada chefe da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, na região central do Paraná.

Na avaliação de Maritza Haisi, uma mulher assumir o comando da Polícia Civil do Rio de Janeiro abre portas para aquelas que têm intuito de construir carreira na instituição. “É importante para a população saber que não importa ser homem ou mulher”, declarou a delegada. Ela disse ainda que é o início de uma nova era porque ainda é difícil para a mulher galgar cargos de chefia.

Sobre a profissão, Maritza Haisi declara que é fascinante a versatilidade do cargo porque, segundo ela, não se resume a teoria aprendida na Academia e nem ao técnico operacional. “Se eu tivesse uma filha, indicaria a profissão para ela”.

Extraído de G1.Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário