segunda-feira, 6 de julho de 2009

Museu de Percurso do Negro - Porto Alegre-RS

-
Museu de Percurso do Negro começará a ser instalado em junho
1/05/2009

Foi assinado no mês de maio o contrato de financiamento de atividades entre a Unesco e o Grupo de Trabalho Angola-Janga para a execução do Museu de Percurso do Negro no Centro Histórico de Porto Alegre. Este museu faz parte das ações de cunho cultural do Programa Monumenta e o investimento será de R$ 184,3 mil. O museu será composto, num primeiro momento, de quatro esculturas no centro histórico e de um roteiro monitorado por guias escolhidos pela FASC e outra parte pelo movimento negro local.

A novidade é que essas esculturas serão construídas por artistas negros, de forma coletiva, mediante um programa de oficinas. A idéia é dar à cidade monumentos com estética específica e representante da história do povo negro na capital. Desde 2000 o CRAB, Centro de Referência Afro-Brasileiro, vem reivindicando esse projeto, tendo em base a falta de elementos que representem a cultura negra no patrimônio material (prédios, monumentos, ruas) do centro da cidade.


O primeiro passo do projeto será a implantação de oficinas de capacitação de artistas e monitores para a confecção das esculturas e o estabelecimento de um roteiro da história negra no Centro da cidade, tendo aquelas esculturas como ponto de partida as decisões internas ao projeto serão tomadas por um Conselho Gestor composto por representantes de secretarias do município afeta ao projeto e por um conjunto de organizações do movimento social negro em Porto Alegre.

O Grupo de Trabalho Angola-Janga é uma organização não governamental, fundada em 11 de novembro de 1988. Atua na área da educação, desenvolvendo cursos de formação e capacitação destinados a militantes do movimento negro, jovem em situação de vulnerabilidade social, entre outros. O mote da organização é a promoção da igualdade racial.

Informações sobre o grupo Angola-Janga: (51) 3226.8888 e 3226.1556 - lua.janga@gmail.com

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=179

recebido de Sandra Helena Figueiredo Maciel - shmaciel@yahoo.com.br
-

3 comentários:

  1. Gostaria de estar mais atenta sobre tudo que acontece em relação ao movimento negro no Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Márcia, caso deseje, teremos satisfação em incluir seu endereço de e-mail em nossos Contatos para que você receba os informativos de MLG, para atualização.

    Caso deseje, clique no "Perfil", na coluna à direita, acima, para entrar em contato por e-mail; ou preencha o Formulário PRO, em "Falar com MLG".

    Obrigada por seu contato.
    Abraço
    Estamos no Rio de Janeiro
    MLG

    ResponderExcluir
  3. Prezada Márcia, caso deseje, teremos satisfação em incluir seu endereço de e-mail em nossos Contatos para que você receba os informativos de MLG, para atualização.

    Caso deseje, clique no "Perfil", na coluna à direita, acima, para entrar em contato por e-mail; ou preencha o Formulário PRO, em "Falar com MLG".

    Obrigada por seu contato.
    Abraço
    Estamos no Rio de Janeiro
    MLG

    ResponderExcluir