sexta-feira, 12 de março de 2010

Lélia Gonzalez é tema de livro


Lélia Gonzalez é tema de livro
18 fevereiro, 2010

No final de maio 2010, o público terá à disposição a história de uma mulher negra das mais atuantes do país. Lélia Gonzalez é o tema da biografia do Selo Negro, da Editora Summus, de São Paulo. Benedita da Silva e Lélia formaram uma dupla e tanto nos anos 1970/1980. Junto com outras personalidades, lutaram contra todos os tipos de opressão que naquela época massacravam (ainda mais) os brasileiros.

Devido a essa afinidade entre as duas líderes, a doutoranda da Universidade de São Paulo (USP) Flávia Rios colheu o depoimento de Benedita. Flávia e o professor Alex Rattes, da Universidade Federal de Goiás, são os autores do livro sob a coordenação de Vera Benedito.

- A atual Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do governo do Estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva esteve presente na vida de Lélia Gonzalez e as duas tiveram uma participação muito forte no movimento negro, de mulheres e na formação do Partido dos Trabalhadores – disse Flávia Rios.

No depoimento, Benedita relembrou as várias viagens pelo Brasil, à África e aos Estados Unidos que fizeram e os “momentos fantásticos de convivência com Lélia em grupos dos movimentos políticos, negro e de mulheres.”

- Lélia Gonzalez me encantava pela desenvoltura com que transitava no mundo intelectual – por ser uma intelectual – e os modos e linguagem simples que usava, por exemplo, no Morro dos Cabritos, onde fundamos o Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras.

Lélia Gonzalez, formada em Sociologia, História e Filosofia, foi assessora política de Benedita na Câmara de Vereadores, no Rio de Janeiro. Morreu em 1994 e em 1º de fevereiro completaria 75 anos.

Recebido de Antonio Lúcio

Original em Benedita da Silva
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário