sábado, 25 de setembro de 2010

Quanto custa manter um cidadão preso?

-
Cada cidadão preso custa mais de 1.300 reais mensais ao governo

Pesquisa mostra o quanto anda o sistema prisional e a polícia federal no Brasil

De 14 a 16 de setembro, esta semana que passou, tivemos a chance de participar do décimo nono Congressso Nacional dos Policiais Federais, o CONAPEF.

Na oportunidade, chamou a atenção a preocupação de juízes e delegados com o estado atual do nosso sistema prisional e o que se pode esperar para um futuro próximo.

O juiz federal Odilon de Oliveira pesquisou alguns dados sobre o sistema prisional brasileiro em relação à América do Sul. Por exemplo, em toda a América do Sul temos cerca de 750 mil presos. Destes, 430 mil estão no Brasil, gerando um custo mensal de 567 milhões de reais. Cada preso custa mais de 1.300 reais mensais. Mais do que a renda de muito trabalhador brasileiro honesto.

Por outro lado, o juiz Odilon mostra o quanto estamos defasados em termos de quantidade de policiais federais. Para uma fronteira continental como a do Brasil, temos apenas 8.600 delegados e agentes quando o mínimo ideal deveria ser de 17 mil, ou seja, praticamente o dobro. Não vamos nos esquecer que tanto drogas quanto armas entram no país por essas fronteiras e a guarda delas é fundamental para a nossa segurança.

Clique aqui para conferir os dados que o juiz Odilon de Oliveira apresentou no XIV CONAPEF
17/9/2010

Extraído de A Voz do Cidadão
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário