domingo, 9 de janeiro de 2011

Árvore símbolo da cultura negra em Araxá/MG dá adeus


Morre árvore de 200 anos, símbolo da cultura negra em Araxá/MG


06 / 01 / 2011

Uma árvore de cerca de 200 anos, que simbolizava a cultura negra em Araxá, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais, morreu. Mesmo após tentativas de recuperação, a cidade perdeu a Árvore dos Enforcados, que era um dos principais pontos turísticos da região. O pau de óleo, como é conhecida popularmente, fica no alto da cidade. O coordenador do Centro de Referência da Cultura Negra, Clayton Ayres da Silva, conta que a árvore chegou a ter frutos e folhas no início do ano passado.

De acordo com engenheiro florestal Romildo Klippel, do Instituto Estadual de Florestas, a árvore chegou ao fim do ciclo e morreu de causas naturais. A ausência de folhas e a soltura da casca indicam a morte, após 200 anos de história e lendas. A morte foi constatada pelo IEF no fim de dezembro do ano passado. Ainda segundo o instituto, a árvore não será retirada do local e os galhos devem cair naturalmente.

A árvore é considerada patrimônio histórico da cidade. A historiadora Bete Abdanur diz que a lenda relata que dois escravos foram enforcados na árvore, em meados do século XIX. Eles foram condenados, em júri, pela morte do senhor. Na época, moradores da cidade diziam que a árvore chorava e, por isto, ela virou símbolo da cultura negra.

Em dezembro de 2008, vereadores da cidade tentaram trocar o nome da árvore para “Libertação”, mas moradores teriam impedido a alteração, por meio de um abaixo-assinado. (Fonte: G1)

Extraído de Ambientebrasil

A revitalização da Árvore dos Enforcados – foi tentada



2 comentários:

  1. E uma pena que esta arvore tenha chegado ao fim de sua vida,e aprova de que aqui na terra nada e eterno.Um abraço

    ResponderExcluir
  2. e mentiraaa!!!Moro la perto e quando vou pra escola sempre vejo ela.ela nao morreu! ainda tala no mesmo lugar!

    ResponderExcluir