domingo, 4 de outubro de 2009

O Jabuti do Nei Lopes

-

Meu Jabuti não é um qualquer

Nei Lopes

Querido (a) Amigo (a):

Meu livro "História e Cultura Africana e Afro-Brasileira" (Barsa Planeta 2008) faturou o Prêmio Jabuti na categoria de livros didáticos e paradidáticos. Essa categoria é esnobada pela crítica e pela mídia, tanto que só o resultado das "principais" foi amplamente divulgado, com as vitórias dos escritores de sempre, principalmente o inegavelmente grande Moacyr Scliar, com mais um de seus romances eminentemente étnicos.

Entretanto, meu jabuti "não é um qualquer", como diz minha amiga Alcione, a "Marrom". Pois fala de coisas que nunca foram ditas, no Brasil, em nenhum livro de grande tiragem e alcance, como ele já é, eis que finamente produzido e amplamente distribuído em âmbito nacional.


Ele toca na "mestiçagem cenográfica", no engodo da "cultura periférica", na "cidadania hip-hop", além é claro de se enquadrar, do ponto de vista da História, na linha pedagógica da Afrocentricidade.

Por isso eu estou muito feliz. Da mesma forma que durante esses anos todos eu me fingi de "sambista otário" pra poder ganhar meu dinheirinho e dar uma "banda" no racismo e na exclusão (rs,rs,rs), hoje eu entro no Jabuti pela porta do livro didático pra, daqui a pouco, lançar 2 romances (ainda este ano) os quais, se não forem premiados, pelo menos vão me fazer reconhecido como ESCRITOR, que é o que hoje mais me agrada ser.

Desculpe o desabafo. Mas é um desabafo alegre, gostoso. Que vai culminar amanhã, dia 4 de outubro, numa grande festa, em nossa comunidade religiosa, em louvor de IFÁ-ORUMILÁ, o responsável por isso tudo.

Muito obrigado pelo carinho e pelo incentivo.

IBORU BOYA! (saudação altamente positiva, usada na nossa fraternidade)

ass.: o amigo Nei Lopes

recebido de Luiz Carlos Gá

E Memória Lélia Gonzalez responde: IBO SHESHE Ô!

From: Nei Lopes
Sent: Saturday, October 03, 2009 6:12 AM
Subject: Prêmio Jabuti - aos meus verdadeiros amigos

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário