Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade
Autor(es): Castro, Mary Garcia; Abramovay, Miriam (Coord.)
Editor(es): UNESCO, INEP, Observatório de Violências nas Escolas
Ano: 2006
ISBN: 85-7652-058-3
Disponível somente em PDF– 370 p.
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001459/145993por.pdf
Resumo: A publicação identifica e analisa mecanismos e práticas de preconceito racial existentes nas escolas públicas brasileiras, fazendo nexos com proficiência de alunos brancos e não-brancos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
Palavras-chave: discriminação étnica; discriminação educacional; oportunidades iguais; educação básica; processos de aprendizagem; capital social; escolas; ambiente educacional; Negros; Brasil; exclusão social; desenvolvimento de competências; qualidade educacional; educação intercultural; culturas africanas; desigualdade cultural; desigualdade social.
Abstract: The publication identifies and analyses mechanisms and practices of racial prejudice existent in Brazilian public schools connected to the proficiency of white students and non-white ones in the National Basic Education Evaluation System.
Keywords: ethnic discrimination; educational discrimination; equal opportunity; basic education; learning processes; social capital; schools; educational environment; Blacks, Brazil; social exclusion; skills development; qualidade educacional; intercultural education; African cultures; cultural inequality; social inequality.
extraído de
Autor(es): Castro, Mary Garcia; Abramovay, Miriam (Coord.)
Editor(es): UNESCO, INEP, Observatório de Violências nas Escolas
Ano: 2006
ISBN: 85-7652-058-3
Disponível somente em PDF– 370 p.
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001459/145993por.pdf
Resumo: A publicação identifica e analisa mecanismos e práticas de preconceito racial existentes nas escolas públicas brasileiras, fazendo nexos com proficiência de alunos brancos e não-brancos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
Palavras-chave: discriminação étnica; discriminação educacional; oportunidades iguais; educação básica; processos de aprendizagem; capital social; escolas; ambiente educacional; Negros; Brasil; exclusão social; desenvolvimento de competências; qualidade educacional; educação intercultural; culturas africanas; desigualdade cultural; desigualdade social.
Abstract: The publication identifies and analyses mechanisms and practices of racial prejudice existent in Brazilian public schools connected to the proficiency of white students and non-white ones in the National Basic Education Evaluation System.
Keywords: ethnic discrimination; educational discrimination; equal opportunity; basic education; learning processes; social capital; schools; educational environment; Blacks, Brazil; social exclusion; skills development; qualidade educacional; intercultural education; African cultures; cultural inequality; social inequality.
extraído de
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário