quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Declarações de Guayaquil, EC, Dívidas e Gênero

-
Importantes Encontros ocorridos no Equador, no início de novembro.

reportados por Ligia Cardieri*
para Lista REDE FEMINISTA DE SAÚDE - rede-feminista@googlegroups.com

Participei como representante do GT-iniciativa Mercosul da PIDHDD, agora sob coordenação da Dhesca Brasil .

No primeiro o ocorreu o debate sobre a crise econômica, e o impacto do pagamento das Dívidas externas e Internas de nossos países, carregadas de ilegalidade, e que desviam grande parte dos recursos financeiros do orçamento federal, que deveriam ser aplicados nas políticas que resgatam a dívida social. [Clique para Declaração de Guayaquil, sobre a Divida]

A grande novidade foi escutar em detalhes o trabalho realizado pela Comissão que investigou a DEUDA EXTERNA do Equador, durante um ano, se debruçando sobre documentos de um período de 30 anos.

Um relato das conclusões pode ser lido na revista Caros Amigos, de julho de 2009, na entrevista com a brasileira Maria Lucia Fatorelli - Dívida Pública Faz a Farra dos Especuladores -, auditora , que participou no processo do Equador.

Também sugiro visitar Auditoria Cidadã da Dívida para acompanhar a CPI que acontece no Senado brasileiro.

No segundo, a temática era o impacto dessas políticas sobre as questões de Gênero e as alternativas de reorganizar a economia sob outra lógica. [Clique para Declaração do Taller Internacional "Experiencias y Propuestas de Economia Popular y Finanzas Solidarias con Perspectiva de Género para el Buen Vivir" – 5 e 6 de nov. 2009]

Tive oportunidade de participar como expositora em uma das mesas, com relatos de experiências bem sucedidas de incidência e políticas públicas na defesa dos direitos das mulheres.


* Ligia Cardieri
Integrante da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – PR
Secretária Executiva do GT-IM – PIDHDD, Plataforma DhESCA Brasil
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário