quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PB: CHESF encontra Cemitério Indígena

-
CHESF encontra Cemitério Indígena

A Companhia Hidro-elétrica do São Francisco - CHESF, há cerca de dois meses, promoveu um achado fantástico para a história do Brasil, na Paraíba.

Contrariando o descaso costumeiro dos grandes empreendimentos, a empresa contratou o arqueólogo Marcos Albuquerque para realizar o levantamento de uma área em Pilões-PB, antes da construção de uma subestação no local.


Nesse levantamento, foram encontradas urnas funerárias, indicando a existência de um cemitério arqueológico.

Com o achado, o material será resgatado para a construção de um Museu pela Companhia.


Marcos Albuquerque – arqueólogo/UFPE


As imagens das urnas podem ser vistas no link do PortalMídia.net


Funcionários da Chesf acham vasto material arqueológico no município de Pilões

Por Jardel Cândido
Em 19 de outubro de 2009

A arqueologia da Paraíba acaba de ganhar uma bela notícia, a de novos achados arqueológicos em território paraibano. A comunidade de Pilões, próximo ao município de Alagoinha, está surpresa com os últimos acontecimentos nessa área, e jamais imaginaria que naquela terra fosse achado o que os historiadores chamam de “achados arqueológicos”! .

Funcionários da CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) que possui o maior parque gerador de energia elétrica do País está com suas máquinas e funcionários fazendo escavações em Pilões com o intuito de instalar uma subestação de energia elétrica naquele lugar. Os homens já estão trabalhando há alguns dias porém jamais imaginariam que fossem achar restos de civilizações antigas.

Segundo Matheus, funcionário da prefeitura de Pilões vários objetos entre eles um baú foram encontrados no terreno onde está sendo construída a subestação. “está sendo construída uma subestação de energia da ENERGISA com a CHESF e quando estavam escavando foram encontrados utensílios antigos, como potes, machados e até um baú que ainda não foi aberto. Garante o morador.

Ainda de acordo com Matheus, a descoberta está chamando a atenção de todos. No local já existe uma arqueólogo da Universidade Estadual de Pernambuco que acha que os utensílios pertencem a índios que provavelmente habitaram no local há anos atrás.

A área está isolada e nesta terça-feira (20 de outubro 2009) está sendo aguardada a chegada de autoridades e estudiosos no município, para uma analise. O trabalho de construção da subestação está paralisado por conta dos objetos achados. A chegada está prevista para o final da manhã.

Extraído de www.portalmidia.net

__________

Arqueólogos da UFPE encontram cemitério pré-histórico em Pilões

Por Jardel Cândido
Em 20 de outubro de 2009

urna funerária

Um cemitério arqueológico foi encontrado na fazenda Santa Cruz localizada no município de Pilões nesta semana. A princípio, trabalhadores da construção de uma subestação de energia elétrica, que está sendo executada pela CHESF e Energisa foram os primeiros a encontrar um vasto material que chamou a atenção de toda a comunidade e conseqüentemente das autoridades.

Urnas funerárias (argila), machados em pedras polidas, entre ouros objetos estão entre os restos do que o professor Marcos Albuquerque chama de um verdadeiro cemitério pré-histórico. Todo o material coletado e os demais que poderão ser encontrados numa área de 90 metros lineares, pela equipe do professor Marcos, composta por 9 auxiliares, deverá passar por um processo de salvamento.

machado

Momentaneamente a construção da obra (subestação) está paralisada conforme garante a Lei Federal 3.924, que é exatamente a lei que rege o patrimônio arqueológico nacional. Nesta quarta-feira (21), haverá uma reunião com diretores da CHESF que deverão traçar uma estratégia de salvamento e por tanto a obra não pode ser dada a continuidade de sua construção, enquanto o local não for totalmente vasculhado pelos arqueólogos.

Marcos Albuquerque disse que o patrimônio encontrado não pertence só a Pilões, nem a Paraíba, mas também pertence ao país. Ele concluiu dizendo que trata-se de um testemunho dos grupos pré-históricos que habitaram o local. Há indícios de que tenham sido dos índios Tupis-Guaranis. Ele acredita que tais objetos não tenham menos de 500 anos.

Extraído de www.portalmidia.net

__________

Prefeito de Pilões garante a construção de um museu

Por Jardel Cândido
Em 20 de outubro de 2009

Coca Cunha - prefeito de Pilões

Em conversa com a nossa reportagem, o prefeito do município de Pilões, Coca Cunha, garantiu a construção de um museu na cidade até o final de sua gestão. Satisfeito com os últimos acontecimentos em sua cidade (descoberta de um cemitério pré-histórico), Coca disse que nada mais justo do que construir um lugar específico para abrigar tudo o que está sendo achado pela equipe de arqueólogos da Universidade Federal de Pernambuco.

O prefeito esteve na manhã de terça-feira (20 de outubro), acompanhando parte dos trabalhos de escavações do professor Marcos Albuquerque (arqueólogo/UFPE) no local onde também está sendo construída uma subestação de energia elétrica, investimento da ordem de R$ 20 milhões, segundo ele.

Extraído de www.portalmidia.net

Todas as fotos trazem o carimbo de PortalMidia

Clique no mapa para ver a região

Nenhum comentário:

Postar um comentário