terça-feira, 17 de novembro de 2009

UFV apoia programas agrícolas da FAO

-
Universidade brasileira contribuirá a programas da FAO


[16/11/2009]

15 de novembro de 2009, Roma, Itália – Cientistas da Universidade Federal de Viçosa apoiarão programas de desenvolvimento agrícola da FAO em países da América Latina e África, segundo acordo assinado hoje na capital italiana.

O memorando de entendimento foi assinado pelo diretor-geral adjunto da FAO para Cooperação Técnica, José María Sumpsi, e pelo professor Luiz Cláudio Costa, reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma das principais instituições acadêmicas brasileiras especializada em agricultura e alimentação. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, assistiram à cerimônia.

De acordo ao memorando, cientistas da Universidade poderão participar como especialistas de programas e projetos de cooperação técnica da FAO, particularmente aqueles focalizados na intensificação sustentável da produção agrícola e segurança alimentar. A universidade também facilitará o acesso de estudantes de países em desenvolvimento apoiados pela FAO a programas de criação de capacidades e desenvolvimento de recursos humanos da UFV.

Uma valiosa contribuição Diouf saudou a iniciativa e destacou a valiosa contribuição da UFV ao desenvolvimento do setor agrícola no Brasil e a importância da Cooperação Sul-Sul.

Lembrando que a comunidade científica tem um papel central na redução da insegurança alimentar, ele elogiou o apoio dado pelo presidente Lula à pesquisa agrícola e educação no Brasil, bem como seu compromisso pela erradicação da fome no mundo.

O professor Costa agradeceu Diouf e à FAO pela oportunidade de ampliar a participação da UFV nas atividades da organização e expressou o apreço da comunidade acadêmica à prioridade dada pelo presidente Lula à educação e à pesquisa científica.

Contatos de imprensa:
FAO (Sede): Christopher Matthews - christopher.matthews@fao.org, +39 06 570 53762

Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe:
Lucas Tavares – lucas.tavares@fao.org, +56 2 923 2174, +569 91001739

Extraído de www.fao.org.br

imagem: composição de Memorial Lélia Gonzalez, a partir de desenho extraído de Econutricão
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário