quinta-feira, 2 de abril de 2009

Câmara debaterá participação do Brasil em conferência mundial contra racismo

-


Câmara debaterá participação do Brasil em conferência mundial contra racismo

Uma audiência pública na Câmara vai debater a atuação brasileira no processo de revisão da Conferência Mundial contra o Racismo - Durban II, hoje, às 10h, no plenário 9. O evento contará com a participação do ministro Edson Santos, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, e de representantes do governo e da sociedade civil que participarão da conferência da ONU, a ser realizada em Genebra, de 20 a 24 de abril, precedida por reunião do Comitê Preparatório, que começa no dia 14 próximo.

A audiência pública será promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), em parceria com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e a Frente Parlamentar pela Igualdade Racial.

O Brasil tem atuação relevante nas discussões sobre essa temática no cenário internacional, principalmente porque, no campo interno, dispõe de uma agenda proativa, com políticas públicas referenciais sobre igualdade racial.

"A CDH e a Frente Parlamentar pela Igualdade Racial assumiram o compromisso de contribuir para que a delegação brasileira tenha papel ativo na luta pela eliminação da discriminação racial", explicou a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), uma das proponentes do evento. Os deputados Carlos Santana (PT-RJ), coordenador da Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, e Luiz Couto (PT-PB), presidente da comissão, também são autores dos requerimentos.

Expositores – Além do ministro Edson Santos, participam da audiência, entre outros: a ministra Glaucia Silveira Gauch, diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores; e Edna Roland relatora da Conferência Mundial contra o Racismo – Durban, 2001 e representante da Coordenadoria da Mulher e da Igualdade Racial.

fonte: Informes 2/abr/09/Ano XV nº 4209. Ilustração da matéria, no original.

PARA SABER MUITO MAIS: http://avaliacaodurban2009.wordpress.com/
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário