quinta-feira, 2 de abril de 2009

Petista defende campanha para avaliar participação da mulher na política

-

Petista defende campanha para avaliar participação da mulher na política


A deputada Dalva Figueiredo (PT-AP) propôs, ontem, a realização de uma campanha pública para verificar como a população vê a disputa da mulher por um posto político. A sugestão foi apresentada durante a reunião da Bancada Feminina com a diretora executiva do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), a espanhola Inês Alberdi.

A bancada discutiu outros assuntos, entre eles, o financiamento público de campanha e a criação de cotas no Fundo Partidário para promover a inserção da mulher nas eleições. Para a deputada Dalva, com a criação das listas fechadas juntamente com o financiamento público de campanha "será possível para a mulher avançar na conquista por mais espaços na política brasileira, hoje com percentual majoritariamente masculino".

As parlamentares expuseram ainda para a diretora do Unifem a necessidade, no Brasil, de políticas que facilitem a vida das mulheres como a criação de restaurantes e lavanderias populares, além de creches e a mudança nos horários de reuniões políticas para que aquelas mulheres que estudam à noite possam participar sem comprometimentos.

Inês Alberdi afirmou ter se "impressionado" com a força apresentada pelas parlamentares brasileiras coisa que, segundo ela, "se vê pouco nos parlamentos de outros países". Ela afirmou que as listas partidárias com o mesmo nível entre homens e mulheres, sugerido pelas parlamentares, é um ponto "importante" na luta feminina por mais espaço político.

O Unifem tem o objetivo de apoiar atividades inovadoras que beneficiem as mulheres, conforme as prioridades nacionais e regionais, além de garantir a participação das mulheres nos processos de desenvolvimento e desempenhar um papel catalisador dentro do Sistema Nações Unidas, com respeito à incorporação da perspectiva de gênero nos projetos e programas para o desenvolvimento.

Também participaram da reunião as deputadas petistas Janete Rocha Pietá (SP) e Cida Diogo (RJ).

fonte: Informes 2/abr/09/Ano XV nº 4209
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário