“Educação Sexual na Escola
– equidade de gênero, livre orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças”
organizado pela Professora Doutora Jimena Furlani
Convênio UDESC – MEC – SECAD
Convênio UDESC – MEC – SECAD
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
FAED – Centro de Ciências Humanas e da Educação
LabGeF – Laboratório de Estudos de Gêneroe Família
NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
Lançamento:
dia 24 de abril de 2009 – sexta-feira
às 19 h
no Auditório do CEART (Centro de Artes)
Avenida Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi – Florianópolis – SC
Agradecimentos – p. 3
O Projeto que originou este livro – p. 4
Apresentação MEC/SECAD – p. 5
Capítulo 1 - O curso de formação para educadoras/es sexuais – uma proposta de educação continuada - p. 8
Nathália Clotilde Susin Athanázio
Marina Vieira Cerny
1.1. Uma breve introdução
1.2. O Projeto original e suas parcerias
1.3. Quem se interessou pela formação em Educação Sexual?
1.4. O sujeito da história – falamos de quê? De quem?
1.5. Os temas trabalhados nos 05 Encontros do Curso:
1.6. A opinião das/os participantes - a avaliação do Curso de Formação
Capítulo 2 - Abordagens contemporâneas para Educação Sexual – p. 18
Jimena Furlani
2.1. A abordagem biológica-higienista
2.2. A abordagem moral-tradicionalista
2.3. A abordagem terapêutica
2.4. A abordagem religiosa-radical
2.5. A abordagem dos Direitos Humanos
2.6. A abordagem dos Direitos Sexuais
2.7. A abordagem emancipatória
2.8. A abordagem queer
Capítulo 3 - Pressupostos teóricos e políticos de uma Educação Sexual de respeito às diferenças – argumentando a favor de um currículo pós-crítico – p. 43
Jimena Furlani
3.1. Educação Sexual – o currículo crítico
3.2. Educação Sexual – o currículo pós-crítico
3.3. A perspectiva Pós-Estruturalista e o Currículo da Educação Sexual
3.4. Os Estudos Culturais e o Currículo da Educação Sexual
3.5. A análise feminista, o conceito de “relações de gênero” e o Currículo da Educação Sexual
3.6. As contribuições dos Movimentos Sociais e o Currículo da Educação Sexual
Capítulo 4 - Educação sexual para/na infância – p. 58
Jimena Furlani
4.1. “Crianças Sexualmente Saudáveis” – um entendimento
4.2. Oito (08) princípios para uma educação sexual na escola de respeito às diferenças
4.3. Meu nome tem uma origem e eu me orgulho dela – as crianças do livro explicitam as diferenças identitárias
Capítulo 5 - Educação Sexual – possibilidades didáticas a um começo para Educação Infantil e no Ensino Fundamental – p. 71
Jimena Furlani
5.1 Conhecer as partes do corpo de meninos e meninas – a diferença começa aqui
5.2. Entender noções de higiene pessoal e os conceitos de nudez e privacidade
5.3. Conversar sobre a linguagem (nomes familiares, os nomes científicos)
5.4. Conhecer os vários modelos de famílias (explicitando as muitas formas de conjugalidade – os laços afetivos e a convivência mútua)
5.5. Iniciar o entendimento acerca das “diferenças” (pessoais, familiares, lingüísticas, etc.) ao encontro do respeito às diferenças (de gênero, racial, étnica, de orientação sexual, de condição física, etc.)
5.6. Educação de meninos e meninas a partir dos Estudos de Gênero
5.6.1. A equidade de gênero e os brinquedos infantis
5.6.2. O respeito aos animais domésticos – interferindo na educação de uma masculinidade violenta
5.7. Discutir (antecipar) informações acerca das mudanças futuras do corpo (na puberdade)
Capítulo 6 - “Conhecendo meu corpo – saúde, higiene e sexualidade” – um Projeto possível para Educação Infantil – p. 108
Jamira Furlani
6.1. “A ocasião faz o ladrão” – as oportunidades da formação
6.2. O Projeto – o planejamento, a execução e seus efeitos sobre as crianças
6.3. Educação sexual na creche – da teoria à prática com as crianças
Capítulo 7 - “ESTUDO DO TEMPO: O Dia e a Noite” – Conhecendo e respeitando as culturas indígenas na Educação Infantil
Andréa R. Maria
Eunice Klauberg
Rosângela Luz Vieira
Capítulo 8 - “Informação, apenas, não muda comportamento”? – a Educação Sexual e a construção de uma cultura da prevenção
Jimena Furlani
Capítulo 9 - Educação Sexual para adolescência – os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – p. 132
Jimena Furlani
9.1. Discussão de Casos
9.2. Jogo - O ano em que nasci
9. 3. Reflexão: Relações de Poder, Identidades e subordinação histórica
9.4. Jogo – O Bingo Adolescente
9.5. Jogo – Conhecendo e respeitando as diferenças individuais
9.6. Entendimentos conceituais: Preconceitos e Movimentos Sociais
9.7. Jogo: 2. “Que mudanças são essas em meu corpo?”
9.8. Jogo: “Vamos ‘ficar’?”
9.9. Discussão conceitual: “A expressão do desejo e do afeto nas pessoas”
9.10. Interagindo como outras disciplinas – Educação Sexual na Matemática
9.11. Exercícios desconstrutivos
9.12. Educação Sexual a partir de Projeto
Capítulo 10 - “Núcleo de Educação e Prevenção/NEPRE” – uma proposta que articula nas Escolas ações educativas voltadas as drogas, a violência e a sexualidade (DSTs, HIV, AIDS, gravidez na adolescência) – p. 155
Natália Cristina de Oliveira Meneghetti
10.1. Educação Preventiva – um entendimento
10.2. Organização Escolar para a Prevenção: a Equipe Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico/PPP
10.3. Da resistência da Escola à busca da superação das dificuldades – condições de possibilidades históricas à Educação Preventiva
10.4. Uma possibilidade de intervenção educacional – o surgimento dos NEPRES e a proposta do NEPRE da Gerência de Educação da Grande Florianópolis
Capítulo 11 - Multiculturalismo, Diversidade Cultural e Desigualdades Raciais – um olhar a uma Educação Sexual de respeito às diferenças – p. 162
Paulino de Jesus F. Cardoso
Willian Robson Soares Lucindo
11.1. Notas introdutórias – pensando a promoção da igualdade
11.2. Cultura e multiculturalismo – conceitos essenciais
11.3. Significados e desafios da institucionalização da luta anti-racista no Brasil
11.4. A Lei 10.639/2003
11.5. Desafios da implementação da Lei 10.639/2003 e de suas Diretrizes
11.6. Multiculturalismo, Direito à Diferença e à Escola
Capítulo 12 - Populações indígenas em Santa Catarina – reflexões acerca de uma educação sexual de respeito à diversidade étnico-racial – p . 171
Karla Leandro Rascke
12.1. As Populações Indígenas – no Brasil e em Santa Catarina
12.2. Educação e preservação étnica das populações indígenas no Brasil e em Santa Catarina
12.3. O ensino da história e cultura indígena nas escolas – a Lei 11.645/08
Os agradecimentos de Memória Lélia Gonzalez à Professora Doutora Jimena Furlani que, desde a primeira hora, fez contato conosco para o reconhecimento à feminista negra brasileira Lélia Gonzalez a quem temos a honra de reverenciar neste Blog e em http://www.leliagonzalez.org.br/
desejo receber um exemplar, como devo proceder?meu e-mail: frosindenise@bol.com.br
ResponderExcluirgrata, Denise.
Boa tarde, como recebo um exemplar? minha monografia é sobre sexualidade e curriculo, meu email kakalimedeiros@hotmail.com
ResponderExcluirkarine
Bom dia, como faço para conceguir um exemplar?...minha monografia é sobre sexualidade nas escolas, meu e-mail é: machado_lopes@ig.com.br
ResponderExcluirGrata,
Vanessa
Boa Tarde, sou professora de biologia de escolas públicas estaduais em Fortaleza - Ce. Faço parte da comissão do projeto Saúde Preventiva na Escola (SPE), que busca desenvolver palestras e oficinais envolvendo temas relacionados à sexualidade. Gostaria de saber se vc. poderia doar um exemplar do livro para nossa escola e/ou outros materiais que possam contribuir com o nosso projeto. Meu email de contato é claudeanealves2009@hotmail.com.
ResponderExcluirdesde já agradeço sua atenção
claudeane alves
Olá sou educadora social, numa escola nos arredores de Lisboa-Portugal, e desenvolvo acções na área da educação sexual e reprodutiva. Gostava muito de saber como e onde adquirir um exemplar deste livro.
ResponderExcluiro meu contacto é
gi_pereira@hotmail.com
obrigada
Gisela Pereira
Me informaram, no curso de genero da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, QUE ESTE LIVRO ESTARIA DISPONIVEL NA INTERNET. POR FAVOR ME DIGA COMO CONSEGUI-LO.
ResponderExcluirPROFESSORA DE ESCOLA PUBLICA
ROSILDA
Ola sou aluna de Pedagogia e meu trabalho é sobre orientação sexual na escola..Poderia me dizer como consigo um exemplar desse livro?
ResponderExcluirmeu email é :vivianelsp.dm@hotmail.com